posicionamento dinâmico / dynamic positioning.
1 Sistema de controle, em malha fechada, da posição e do aproamento de uma unidade flutuante, sendo este sistema o responsável pelo comando dos propulsores da unidade.
2 Conjunto de meios para manter automaticamente uma embarcação em posição constante, sem correntes nem cabos, utilizando apenas seu próprio sistema de propulsão.
3 Método pelo qual uma sonda flutuante de perfuração é mantida em posição em cima de um poço submarino sem o uso de sistema de ancoragem.
4 Manutenção da posição de um navio, especialmente uma plataforma de perfuração ou plataforma semissubmersível, numa localização específica no mar.
→ Geralmente, várias unidades de propulsão, denominadas thrusters, ficam situadas no casco da estrutura e agem por um sistema de sensoriamento. Um computador, para o qual o sistema de sensoriamento alimenta os sinais, dirige os thrusters para manter a sonda na posição. Unidades flutuantes que precisam manter posição fazem uso de sistemas de ancoragem ou de sistemas de posicionamento dinâmico. Estes são compostos de propulsores que permitem movimentar as unidades em todas as direções e orientações e de sensores que permitem o posicionamento da unidade. Utilizam sensores instalados no leito marinho ou sensores remotos. Os sistemas de sensores mais empregados atualmente são: GPS diferencial, transponders acústicos, peso morto e cabo (taut wire), monitoração do ângulo do condutor (riser), sistemas baseados em radar e bússolas giroscópicas.